segunda-feira, 29 de junho de 2015

Alfabetização matemática



Alfabetização matemática
Alfabetizar crianças para conhecer as letras e formar palavras é algo do cotidiano escolar, mas essa ação já deveria ter extrapolado o campo das letras, para também atingir o dos números
Por Etiane Guimarães de Abreu

Como a Matemática faz parte do dia a dia de qualquer ser humano, é imprescindível alfabetizar numericamente as crianças. Mas muitos educadores sentem-se inseguros em relação a esse assunto, pois dizem que não sabem o método nem a forma de alfabetizar matematicamente. Isso se justifica porque, além da expressão soar estranho, na escolarização inicial ainda é muito presente a ideia de que primeiro é preciso garantir a inserção nos processos de leitura e de escrita para, depois, desenvolver o trabalho com a disciplina. Porém, pesquisas recentes também indicam que alfabetizar matematicamente é tão essencial quanto alfabetizar para propiciar a leitura e a escrita. Nesse contexto, embora a relação entre a linguagem e o pensamento seja complexa, além da compreensão da quantidade, desde cedo, a criança ainda deve entender, entre outras coisas, a multiplicidade de representações que existem para a mesma quantidade.


Objetivos:
Propiciar aos educadores a possibilidade de trabalhar o ensino da Matemática de um modo não convencional, a partir de jogos lúdicos que despertam o interesse dos alunos pela disciplina.

Faixa etária:
professores das séries iniciais


 Definição de alfabetização matemática
De acordo com as pesquisadoras Elizabeth Belfort e Monica Mandarino, a alfabetização matemática implica na capacidade de formular, utilizar e interpretar a Matemática em diferentes contextos. Logo, ela inclui tanto o uso de conceitos e procedimentos específicos dessa área do saber, quanto o raciocínio matemático que, juntos, permitem a criança descrever, explicar e prever fenômenos. Consequentemente, o termo alfabetização matemática pode ser compreendido como o compromisso tanto de tornar o aluno um leitor e um escritor de textos matemáticos quanto de desenvolver sua capacidade de analisar, julgar, argumentar e comunicar ideias efetivamente por meio da linguagem matemática. Portanto, ser alfabetizado matematicamente significa reconhecer o papel que a Matemática desempenha no mundo, utilizá-la para formular julgamentos, resolver problemas e tomar decisões nas mais diversas situações. 

Em virtude dessas exigências, o trabalho pedagógico referente à alfabetização matemática, além de garantir um processo contínuo de aprendizagem, ainda deve ser voltado para as necessidades de todos os alfabetizandos. De acordo com esse contexto, as técnicas lúdicas, desde que distante da concepção ingênua de passatempo, brincadeira vulgar ou diversão superficial, fazem com que a criança aprenda com prazer em meio ao entretenimento.
A ideia de alfabetização matemática
Ela ganhou espaço na reflexão dos educadores matemáticos de diferentes partes do mundo somente nos últimos 15 anos, porque todos contataram que, na escola, a Matemática deve ser apresentada como uma nova linguagem, para facilitar o aprendizado dos alunos. Por isso, nos anos iniciais da escolaridade básica, também é essencial dar à disciplina uma atenção similar àquela que sempre foi dada a alfabetização convencional. Para tanto, o aprendizado do aluno também deve ter como base atividades bem planejadas, lúdicas e instigantes, devidamente acompanhadas por uma intervenção pedagógica e acolhedora por parte do professor.

 Anote!
Ensinar Matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. No entanto, cabe ao professor responsável pela disciplina buscar alternativas para também desenvolver a autoconfiança, a organização, a concentração da criança e ainda aumentar tanto sua motivação para a aprendizagem quanto sua interação com os coleguinhas.

 A tabuada no contexto da alfabetização matemática
Apesar das atividades lúdicas, ajudar a criançada a memorizar as tabuadas ainda é importante, principalmente, quando ela é colocada em uso em sala de aula, com a finalidade de fazê-las resolver determinados problemas significativos.


A construção lúdica da disciplina
A Matemática atual já não é a mesma de algumas décadas atrás. Por isso, precisamos de mudanças, de uma nova proposta pedagógica. Além disso, não podemos deixar que o ensino se resuma apenas a livros, cadernos e problemas com respostas prontas, pois ele deve se articular com outras disciplinas e metodologias, para poder atender a constante evolução no campo dos conhecimentos. Por conseguinte, o trabalho matemático lúdico também requer novos caminhos de contextualização, interdisciplinaridade, construção de estratégias, discussão de regularidades e até de modelos. Mas, apesar da mudança que vem se instalando, muitos professores têm resistido e, sem sucesso, persistem na velha e tradicional maneira de se ensinar Matemática, esquecendo-se que sua principal função é a de ser o facilitador da aprendizagem.
Diante dessa constatação, como o jogo sempre ajuda o processo de ensino, o professor deveria apenas assumir o papel de orientador, para permitir aos alunos que realizem suas próprias atividades, discutindo-as em grupo ou individualmente com a finalidade de chegar ao conhecimento, sem apresentar conceitos prontos ou acabados, que prejudicam o desenvolvimento intelectual e tornam as pessoas submissas e dependentes, incapazes de uma compreensão melhor da sociedade e da própria vida.
Considerando ainda que a Matemática, como disciplina pedagógica, está presente em todos os momentos do cotidiano infantil, seja sob aspectos numéricos ou não, dessa forma, seria dado ao aluno o direito de aprender, mas não do “aprender” mecânico, repetitivo, de fazer sem saber o que faz e por que faz. Além disso, como o ensino da disciplina sempre extrapola a esfera numérica, ele ainda auxilia na formação de hábitos e atitudes, no desenvolvimento de habilidades e até mesmo na alteração de comportamento, o que beneficia a formação da personalidade dos alunos.

 Dica importante!
Durante a alfabetização matemática, esqueça a tradicional ideia de que os alunos só conseguem resolver problemas usando modelos ou seguindo instruções. Para que eles compreendam a disciplina e avancem em termos de conhecimentos, é preciso deixá-los criar e experimentar diferentes estratégias, que possam leválo ou não a uma resolução.


Sugestões de atividades embasadas no conceito de alfabetização matemática
A Matemática de acordo com o ensino tradicional, em virtude do conceito que se difunde há tempos, é uma disciplina assustadora para as crianças. Mas, ao ser introduzida de forma lúdica, ela levará os alunos a compreender os conceitos na prática e tudo ficará mais claro, inclusive teoricamente, para eles.
• Correspondência entre objetos e símbolos numéricos – É ideal para ajudar a criançada reconhecer os números e a quantidade corresponde a eles. Apesar de existir uma série de jogos pedagógicos que atende essa necessidade, com criatividade dá para elaborar alguns deles em sala de aula (como da imagem) e até usar folhas do tamanho A4, devidamente quadriculada e numerada de 0 a 10, além de palitos de sorvete, de dente ou lápis, para fazer com que a criança entenda, na prática e brincando, o significado e as possibilidades das representações. 

• Utilização de cartas numéricas – Com elas dá para os alunos disputar partidas com o objetivo de construir sequências numéricas lógicas, que podem ser crescentes, descrentes, só de números pares ou ímpares etc.
• Uso do dominó – Reproduzido em cartolina recortada em tamanho A4, de forma coletiva, ele pode ser usado para estimular a criançada a registrar as possibilidades de combinações decorrentes do uso do jogo.
• Atividades com material dourado – Ele é ideal para as crianças entrarem em contato com o sistema numérico, aprender a contar, determinar a correspondência entre quantidades, estabelecer sequências lógicas etc.
• Introdução do tangram – Ele ajuda os alunos a reconhecer as formas, compor figuras com elas e constatar que há a necessidade de certa quantidade de peças para representar uma imagem.
• No laboratório de informática – Se na escola há computadores disponíveis para as crianças, é possível explorar jogos on line, na intenção de fazê-las aprender brincando alguns conceitos básicos de Matemática. Entre uma série de sites que oferecem essa possibilidade, acesse e confira o: www. somatematica.com.br/matkids.php.

Fonte: Guia Prático Para Professores do Ensino Fundamental

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