Alfabetização matemática
Alfabetizar crianças para conhecer as letras e
formar palavras é algo do cotidiano escolar, mas essa ação já deveria ter
extrapolado o campo das letras, para também atingir o dos números
Por Etiane Guimarães de Abreu
Como a Matemática faz parte do dia a dia de
qualquer ser humano, é imprescindível alfabetizar numericamente as crianças.
Mas muitos educadores sentem-se inseguros em relação a esse assunto, pois dizem
que não sabem o método nem a forma de alfabetizar matematicamente. Isso se
justifica porque, além da expressão soar estranho, na escolarização inicial
ainda é muito presente a ideia de que primeiro é preciso garantir a inserção
nos processos de leitura e de escrita para, depois, desenvolver o trabalho com
a disciplina. Porém, pesquisas recentes também indicam que alfabetizar
matematicamente é tão essencial quanto alfabetizar para propiciar a leitura e a
escrita. Nesse contexto, embora a relação entre a linguagem e o pensamento seja
complexa, além da compreensão da quantidade, desde cedo, a criança ainda deve
entender, entre outras coisas, a multiplicidade de representações que existem
para a mesma quantidade.
Objetivos:
★Propiciar aos educadores a possibilidade de trabalhar o ensino da Matemática de um modo não convencional, a partir de jogos lúdicos que despertam o interesse dos alunos pela disciplina.
Faixa etária:professores das séries iniciais
★Propiciar aos educadores a possibilidade de trabalhar o ensino da Matemática de um modo não convencional, a partir de jogos lúdicos que despertam o interesse dos alunos pela disciplina.
Faixa etária:professores das séries iniciais
Definição de alfabetização matemática
De acordo com as pesquisadoras Elizabeth Belfort e Monica Mandarino, a alfabetização matemática implica na capacidade de formular, utilizar e interpretar a Matemática em diferentes contextos. Logo, ela inclui tanto o uso de conceitos e procedimentos específicos dessa área do saber, quanto o raciocínio matemático que, juntos, permitem a criança descrever, explicar e prever fenômenos. Consequentemente, o termo alfabetização matemática pode ser compreendido como o compromisso tanto de tornar o aluno um leitor e um escritor de textos matemáticos quanto de desenvolver sua capacidade de analisar, julgar, argumentar e comunicar ideias efetivamente por meio da linguagem matemática. Portanto, ser alfabetizado matematicamente significa reconhecer o papel que a Matemática desempenha no mundo, utilizá-la para formular julgamentos, resolver problemas e tomar decisões nas mais diversas situações.
De acordo com as pesquisadoras Elizabeth Belfort e Monica Mandarino, a alfabetização matemática implica na capacidade de formular, utilizar e interpretar a Matemática em diferentes contextos. Logo, ela inclui tanto o uso de conceitos e procedimentos específicos dessa área do saber, quanto o raciocínio matemático que, juntos, permitem a criança descrever, explicar e prever fenômenos. Consequentemente, o termo alfabetização matemática pode ser compreendido como o compromisso tanto de tornar o aluno um leitor e um escritor de textos matemáticos quanto de desenvolver sua capacidade de analisar, julgar, argumentar e comunicar ideias efetivamente por meio da linguagem matemática. Portanto, ser alfabetizado matematicamente significa reconhecer o papel que a Matemática desempenha no mundo, utilizá-la para formular julgamentos, resolver problemas e tomar decisões nas mais diversas situações.
A ideia de alfabetização matemática
Ela ganhou espaço na reflexão dos educadores matemáticos de diferentes partes do mundo somente nos últimos 15 anos, porque todos contataram que, na escola, a Matemática deve ser apresentada como uma nova linguagem, para facilitar o aprendizado dos alunos. Por isso, nos anos iniciais da escolaridade básica, também é essencial dar à disciplina uma atenção similar àquela que sempre foi dada a alfabetização convencional. Para tanto, o aprendizado do aluno também deve ter como base atividades bem planejadas, lúdicas e instigantes, devidamente acompanhadas por uma intervenção pedagógica e acolhedora por parte do professor.
Anote!
Ensinar Matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. No entanto, cabe ao professor responsável pela disciplina buscar alternativas para também desenvolver a autoconfiança, a organização, a concentração da criança e ainda aumentar tanto sua motivação para a aprendizagem quanto sua interação com os coleguinhas.
A tabuada no contexto da alfabetização matemática
Apesar das atividades lúdicas, ajudar a criançada a memorizar as tabuadas ainda é importante, principalmente, quando ela é colocada em uso em sala de aula, com a finalidade de fazê-las resolver determinados problemas significativos.
A construção lúdica da disciplina
A Matemática atual já não é a mesma de algumas décadas atrás. Por isso, precisamos de mudanças, de uma nova proposta pedagógica. Além disso, não podemos deixar que o ensino se resuma apenas a livros, cadernos e problemas com respostas prontas, pois ele deve se articular com outras disciplinas e metodologias, para poder atender a constante evolução no campo dos conhecimentos. Por conseguinte, o trabalho matemático lúdico também requer novos caminhos de contextualização, interdisciplinaridade, construção de estratégias, discussão de regularidades e até de modelos. Mas, apesar da mudança que vem se instalando, muitos professores têm resistido e, sem sucesso, persistem na velha e tradicional maneira de se ensinar Matemática, esquecendo-se que sua principal função é a de ser o facilitador da aprendizagem.
A Matemática atual já não é a mesma de algumas décadas atrás. Por isso, precisamos de mudanças, de uma nova proposta pedagógica. Além disso, não podemos deixar que o ensino se resuma apenas a livros, cadernos e problemas com respostas prontas, pois ele deve se articular com outras disciplinas e metodologias, para poder atender a constante evolução no campo dos conhecimentos. Por conseguinte, o trabalho matemático lúdico também requer novos caminhos de contextualização, interdisciplinaridade, construção de estratégias, discussão de regularidades e até de modelos. Mas, apesar da mudança que vem se instalando, muitos professores têm resistido e, sem sucesso, persistem na velha e tradicional maneira de se ensinar Matemática, esquecendo-se que sua principal função é a de ser o facilitador da aprendizagem.
Diante dessa constatação, como o jogo sempre ajuda o
processo de ensino, o professor deveria apenas assumir o papel de
orientador, para permitir aos alunos que realizem suas próprias
atividades, discutindo-as em grupo ou individualmente com a finalidade
de chegar ao conhecimento, sem apresentar conceitos prontos ou acabados,
que prejudicam o desenvolvimento intelectual e tornam as pessoas
submissas e dependentes, incapazes de uma compreensão melhor da
sociedade e da própria vida.
Considerando ainda que a Matemática, como disciplina
pedagógica, está presente em todos os momentos do cotidiano infantil,
seja sob aspectos numéricos ou não, dessa forma, seria dado ao aluno o
direito de aprender, mas não do “aprender” mecânico, repetitivo, de
fazer sem saber o que faz e por que faz. Além disso, como o ensino da
disciplina sempre extrapola a esfera numérica, ele ainda auxilia na
formação de hábitos e atitudes, no desenvolvimento de habilidades e até
mesmo na alteração de comportamento, o que beneficia a formação da
personalidade dos alunos.
Dica importante!
Durante a alfabetização matemática, esqueça a tradicional ideia de que os alunos só conseguem resolver problemas usando modelos ou seguindo instruções. Para que eles compreendam a disciplina e avancem em termos de conhecimentos, é preciso deixá-los criar e experimentar diferentes estratégias, que possam leválo ou não a uma resolução.
Durante a alfabetização matemática, esqueça a tradicional ideia de que os alunos só conseguem resolver problemas usando modelos ou seguindo instruções. Para que eles compreendam a disciplina e avancem em termos de conhecimentos, é preciso deixá-los criar e experimentar diferentes estratégias, que possam leválo ou não a uma resolução.
Sugestões de atividades embasadas no conceito de alfabetização matemática
A Matemática de acordo com o ensino tradicional, em virtude do conceito que se difunde há tempos, é uma disciplina assustadora para as crianças. Mas, ao ser introduzida de forma lúdica, ela levará os alunos a compreender os conceitos na prática e tudo ficará mais claro, inclusive teoricamente, para eles.
A Matemática de acordo com o ensino tradicional, em virtude do conceito que se difunde há tempos, é uma disciplina assustadora para as crianças. Mas, ao ser introduzida de forma lúdica, ela levará os alunos a compreender os conceitos na prática e tudo ficará mais claro, inclusive teoricamente, para eles.
• Correspondência entre objetos e símbolos numéricos
– É ideal para ajudar a criançada reconhecer os números e a quantidade
corresponde a eles. Apesar de existir uma série de jogos pedagógicos que
atende essa necessidade, com criatividade dá para elaborar alguns deles
em sala de aula (como da imagem) e até usar folhas do tamanho A4,
devidamente quadriculada e numerada de 0 a 10, além de palitos de
sorvete, de dente ou lápis, para fazer com que a criança entenda, na
prática e brincando, o significado e as possibilidades das
representações.
• Utilização de cartas numéricas
– Com elas dá para os alunos disputar partidas com o objetivo de
construir sequências numéricas lógicas, que podem ser crescentes,
descrentes, só de números pares ou ímpares etc.
• Uso do dominó –
Reproduzido em cartolina recortada em tamanho A4, de forma coletiva,
ele pode ser usado para estimular a criançada a registrar as
possibilidades de combinações decorrentes do uso do jogo.
• Atividades com material dourado
– Ele é ideal para as crianças entrarem em contato com o sistema
numérico, aprender a contar, determinar a correspondência entre
quantidades, estabelecer sequências lógicas etc.
• Introdução do tangram
– Ele ajuda os alunos a reconhecer as formas, compor figuras com elas e
constatar que há a necessidade de certa quantidade de peças para
representar uma imagem.
• No laboratório de informática
– Se na escola há computadores disponíveis para as crianças, é possível
explorar jogos on line, na intenção de fazê-las aprender brincando
alguns conceitos básicos de Matemática. Entre uma série de sites que
oferecem essa possibilidade, acesse e confira o: www. somatematica.com.br/matkids.php.
Fonte: Guia Prático Para Professores do Ensino Fundamental
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